sexta-feira, 15 de julho de 2011

Poupatempo de Osasco soma 2,8 milhões de atendimentos em três anos

O Poupatempo Osasco completou ontem três anos de funcionamento, período em quem foram registrados 2,8 milhões de atendimentos.
O destaque, de acordo com o governo do Estado, que mantém o serviço, é para a emissão do RG. O documento foi solicitado por mais de 412 mil cidadãos, e é o mais procurado.
A unidade também entregou, nesses três anos, mais de 215 mil Carteiras de Habilitação - entre renovações, 2ª vias e troca da permissão para dirigir pela definitiva -, 193 mil licenciamentos de veículos e 58 mil Atestados de Antecedentes Criminais.
“Outro serviço disponível no Posto é o trabalho realizado por 29 voluntários do Escreve Cartas, programa do governo que oferece aos cidadãos a possibilidade de auxílio para escrever e endereçar suas cartas para pessoas queridas que estejam distantes”, afirma Taís de Castro Batista, administradora do Poupatempo Osasco.
A unidade conta com 98,6% de satisfação dos usuários, percentual que avalia o atendimento recebido como ótimo ou bom. Os dados são do Sintonia, sistema de gestão que permite o monitoramento dos serviços e a avaliação do atendimento em tempo real.

Campanha
Para celebrar o aniversário, o órgão promove uma campanha de combate à Hepatite C, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho. Neste período, serão oferecidos testes gratuitos para detecção da doença e orientações sobre a prevenção.
O Poupatempo Osasco fica na Av. Hilário Pereira de Souza, 664, Vila Iara e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Barueri vai transformar avenida em novo acesso à rodovia Castelo Branco

A cidade de Barueri vai ganhar um acesso alternativo à rodovia Castelo Branco. Está aberta a licitação para o alargamento da avenida Tucunaré, obra que faz parte de um complexo viário que vai garantir nova saída à rodovia e que também visa desafogar o trânsito no Tamboré e facilitar o acesso a Alphaville.
De acordo com a prefeitura, as obras devem durar um ano, a partir da conclusão da concorrência. Elas serão realizadas em trecho de 1.600 metros de extensão, incluindo, além do alargamento, serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem e iluminação.
Com isso, a via, que fica entre a avenida Mackenzie e a Alameda Araguaia e hoje é bastante sinuosa, passa a ter um traçado mais retilíneo e a contar com três faixas de rolamento (cada uma com 12 metros, além de 6,40 metro de canteiro central) e uma para estacionamento.
O projeto envolve também a execução de obras de cruzamento da avenida Tucunaré com a alameda Araguaia, com implantação de semáforos, interligando as duas vias à nova avenida Sylvio Honório Álvares Penteado.
Segundo a prefeitura, o objetivo é transformar a avenida Tucunaré em nova opção de ligação com a rodovia Castelo Branco, a partir do complexo viário (alça e dois viadutos)que serão construídos pela administração municipal em parceria com o governo do Estado e a Viaoeste, concessionária da rodovia.
O projeto para a execução da alça de acesso (na altura do Km 22,5 da estrada), no bairro Tamboré, já foi licitado e, para início dos trabalhos, faltam acertos de detalhes do projeto. Ela vai ligar a rodovia (sentido Interior) com a avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, avenida Silvio Honório Álvares Penteado, alameda Araguaia e avenida Tucunaré.
Na sequência, a prefeitura pretende interligar as quatro vias com a construção de dois viadutos, sendo um sobre a rodovia Castelo Branco (sentido Capital) e outro no cruzamento da alameda Araguaia.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Senado aprova projeto que autoriza a criação do trem-bala

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (13) o projeto de lei que autoriza a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade, que vai oferecer garantia para financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio que construirá o o trem-bala. O projeto foi aprovado com 44 votos favoráveis e 17 contrários.

O texto será encaminhado agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff. A linha vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, com uma parada em Campinas (SP), num percurso total de 511 quilômetros.

“Onde este trem for passar, vai haver uma explosão econômica bastante favorecida. Considera o poder Executivo relevante que se forneça crédito do BNDES para que se garanta o investimento. Isso vai dar um impulso impressionante para a indústria ferroviária. Financiamento de até R$ 20 bilhões. Esses recursos não serão desembolsados diretamente, mas com a redução dos juros para os empréstimos do concessionário”, disse a senadora Marta Suplicy (PT-SP), durante a leitura do parecer favorável à aprovação do projeto.
Durante mais de cinco horas, os senadores discutiram a aprovação e a viabilidade do projeto. Alguns parlamentares da bancada de oposição criticaram o investimento previsto pelo governo.
“O valor do único projeto, o trem-bala, ele consumirá quase que o dobro dos investimentos em ferrovias no Brasil desde 1989. É urgente, é, mas é mais urgente também investir em metrô na região metropolitana de São Paulo e em outras regiões metropolitanas do país”, disse o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
A empresa que será criada com a aprovação do projeto será vinculada ao Ministério dos Transportes e deverá planejar e promover o desenvolvimento do trem de alta velocidade de forma integrada com os outros tipos de transporte. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estimou em R$ 34 bilhões o custo da construção do trem-bala.
Dos 511 quilômetros de percurso, 312 quilômetros serão percorridos em superfície, 108 quilômetros sobre pontes e 91 quilômetros em túneis. Pela proposta, o trem deverá ficar pronto em até seis anos.
“O BNDES não está dando dinheiro a fundo perdido. Ele vai dar até R$ 20 bi, mas não quer dizer que chegue a R$ 20 bi. É um investimento muito grande para o privado também”, afirmou a senadora Marta Suplicy.

Leilão
O processo de licitação para a obra do trem-bala está previsto para ocorrer no dia 29 de julho. Esta é a segunda data anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a mudança, a data para entrega dos envelopes passou de 11 de abril para 11 de julho.
A expectativa é de que, no primeiro ano de funcionamento, 33 milhões de pessoas utilizem o trem-bala, volume que deve chegar, segundo a ANTT, a 100 milhões em 2044 - último ano da concessão. A ANTT informou que o custo do projeto está estimado em R$ 33,1 bilhões.
O projeto vai utilizar uma linha de crédito especial para o projeto, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com garantia da União, de R$ 19,4 bilhões. O governo também deverá participar diretamente do projeto com R$ 3,4 bilhões - valores referentes às compensações ambientais e desapropriações previstas.
g1/globo.com

Itapevi sanciona lei para implantar 1,1 mil vagas de Zona Azul na região central



A prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer, sancionou no último dia 7 a lei que estabelece a criação de estacionamento no sistema de Zona Azul na cidade. São 1,1 mil vagas onde, para estacionar, será cobrada tarifa de R$1,24 por 2 horas. Elas estão espalhadas em 17 ruas e avenidas e na praça 18 de Fevereiro, na região central.
O sistema ainda não tem data para começar a vigorar. Mas seu funcionamento será 9h às 19h, de segunda a sexta-feira. Além da implantação da Zona Azul, a lei estabelece critérios da carga e descarga – que passa a ser somente das 20h às 7h.




Praça Irmão Francisco será inaugurada hoje.


Hoje  às 18 hs, acontecerá a inauguração da nova Praça Irmão Francisco, que abriga a estátua do Cristo Redentor, na Vila Aurora. Foram efetuadas reformas na parte elétrica, instalação de calçamento de passeio nas áreas internas e a construção de uma escadaria, ligando a praça às ruas Américo Valentim Christianini e Aguinaldo José dos Santos.
A praça será um ótimo ponto de visualização panorâmica da região central da Cidade. Da praça Irmão Francisco é possível avistar a via férrea, a Igreja Matriz São Judas Tadeu, a Igreja Assembléia de Deus, bem como os bairros Jd. Portela, Cohab e parte do Jardim São Carlos.
A Obra foi custeada com recursos do Governo Federal e teve como objetivo,  garantir maior comodidade e segurança à população que frequenta o local diariamente. Com a revitalização, a cidade ganhará mais um espaço de lazer e convivência comunitária.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cidades da região Oeste de São Paulo estão no Salão Nacional do Turismo

Representantes das cidades da região Oeste envolvidas no Circuito Turístico Taypa de Pilão reuniram-se, no dia 6 de julho, no Centro de Educação Ambiental, Cultural e de Ecoturismo do Sítio do Mandu, em Cotia, para discutir as estratégias de participação no Salão Nacional de Turismo Roteiros do Brasil, que começa hoje e segue até 17 de julho, no Anhembi.

Integram o circuito Barueri, Carapicuiba, Cotia, Santana de Parnaíba e Embu das Artes, cujo atrativo turístico comum são os imóveis construídos com a técnica taypa de pilão, muito comum no período da Rota dos Bandeirantes.
“Os participantes organizaram materiais promocionais dos bens históricos que compõem o circuito e que serão distribuídos aos visitantes”, informou a diretora de Turismo de Cotia, Cristina Oka.
Como parte da programação, cada cidade também vai mostrar atrativos extras. Expositores de alimentos processados da Ecofeira na Granja Vianna oferecerão uma amostra de seus produtos para degustação no estande do Estado de São Paulo, cujo tema este ano gira em torno de Mercados Municipais. A cidade de Santana de Parnaíba vai levar uma performance do grupo teatral Bandeira Errante, sobre a temática bandeirista, representando as manifestações culturais do Circuito Taypa de Pilão.
Além disso, foi apresentado às cidades, durante a reunião, a nova versão do site do Circuito Turístico Taypa de Pilão.
Promovido pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos dos 27 Estados e ainda ver e comprar artesanato, produtos da agricultura familiar e alimentos, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. Para visitar é feira gratuitamente é preciso fazer cadastramento antecipado no site
https://credenciamento.websiteseguro.com/salaodoturismo/visitantes/index.php?ev=TURISMO2011. No local, há cobrança de ingressos.

Em Jandira, vereadores aprovam aumento de vagas na Câmara

A Câmara Municipal de Jandira aprovou, na última quarta-feira, 6, em primeira discussão, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do município que autoriza o aumento do número de vereadores da Casa para a próxima legislatura. Com nove votos a favor, um contra e uma ausência, os parlamentares alteraram de 11 para 13 a quantidade de cadeiras, em sessão extraordinária, convocada durante o recesso parlamentar de julho.

A mudança atende à Emenda Constitucional 58, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009. A legislação determina a ampliação das vagas de vereadores no País, de acordo com a população de cada município.
Segundo o presidente do Legislativo jandirense, Wesley Teixeira (PSB), o acréscimo de duas vagas foi consentindo entre os legisladores. “A lei dizia que poderia ter até 17, mas nós achamos que o município comporta 13 cadeiras”, esclareceu.
Para ele, a ampliação é positiva, pois aumenta a representatividade da população. “Isso é muito bom para a cidade. Apesar de passarmos por uma situação muito difícil, por conta das mortes que ocorreram em Jandira, nós vamos continuar nosso trabalho”, assegurou Wesley.
Apenas o vereador Wilson de Souza Coelho (PDT) emitiu voto contrário à mudança, por acreditar que a Câmara deveria manter o número atual de vereadores.
A proposta segue agora para as comissões permanentes e, depois de dez dias, deve retornar ao plenário para uma segunda discussão. Se a ampliação for confirmada no segundo turno da votação, Wesley terá como desafio acomodar dois novos gabinetes na sede do Legislativo. “Como presidente da Câmara, vou estruturar a Casa para receber os vereadores”, salientou.

Região Oeste
A Câmara de Jandira foi a terceira da região Oeste a aprovar o acréscimo. Em 2010, Barueri definiu a ampliação de 14 para 21 vereadores. Já o Legislativo de Itapevi aprovou, no último dia 18 de junho, o acréscimo de quatro vagas, passando de 13 para 17 cadeiras.
Osasco, por sua vez, adiou a decisão sobre a emenda constitucional para depois do recesso. A expectativa é que haja uma definição até a segunda quinzena de agosto. De acordo com a legislação, o número de cadeiras na cidade pode pular dos atuais 21 para 27. Porém, nos bastidores, as discussões caminham para um acréscimo de duas cadeiras, totalizando 23 legisladores.

Aline Lamas

(politica@webdiario.com.br)

Ruth assume negociações e alerta para uso político da Etec

Após ver a implantação de Etec (Escola Técnica Estadual) em Itapevi virar bandeira de muitos políticos da região Oeste, a prefeita Ruth Banholzer (PT) tomou a frente das negociações junto ao governo do Estado pela implantação da instituição no município.

Acompanhada pelo deputado estadual Marcos Neves (PSC) – autor de indicação que pede ao governo uma Etec na cidade – e pela equipe técnica da prefeitura, a petista reuniu-se com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, na última quarta-feira, 6, para solicitar uma unidade da escola técnica em Itapevi.
Durante o encontro, que aconteceu na sede da secretaria, em São Paulo, Ruth apresentou propostas para viabilizar a implantação. Em resposta, o secretário se prontificou em encaminhar as ideias ao Centro Paula Souza – instituição mantenedora das Etecs. Agora, o órgão enviará técnicos a Itapevi para analisar as alternativas e consolidar a implementação da instituição.
A prefeita colocou-se a disposição para, em conjunto com o governo do Estado, disponibilizar áreas para a construção ou adaptar prédios já existentes. “O município de Itapevi está em pleno desenvolvimento, possui uma população com cerca de 200 mil habitantes e aproximadamente 10.760 jovens matriculados no Ensino Médio, havendo, portanto, demanda potencial para qualificação e o ingresso no mercado de trabalho”, destacou. Segundo ela, a prefeitura sempre manifestou interesse em firmar parcerias com o Estado, com o objetivo de promover a qualificação profissional.
“Prova disto está na implantação da UAB – Universidade Aberta do Brasil – que inclusive possui cursos em parceria com a Unesp, dentre outras instituições estaduais e federais de excelência”, completou o secretário de Educação e Cultura de Itapevi, Edgard José Fiusa.
A reunião contou ainda com a participação do vereador Igor Ebert (PP). O parlamentar preside uma comissão especial, criada pela Câmara Municipal de Itapevi, para discutir o tema.

Política
Além dos vereadores da cidade e de Marcos Neves, a deputada federal Bruna Furlan (PSDB) e o deputado estadual João Caramez (PSDB) já se posicionaram pela instalação da Etec no município. A primeira reuniu-se com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), em junho, para conversar sobre essa questão; enquanto o tucano já defendeu, em diversas oportunidades, a colocação de uma unidade em Itapevi. A discussão existe desde 2002, mas ganhou força nos últimos meses.
Em entrevista recente ao Diário da Região, a prefeita Ruth alertou para o uso político do tema. “O debate deveria ser em torno do jovem que precisa de uma escola técnica na cidade, mas estão usando como tema político. Espero que a gente não faça disso bandeira política”, afirmou a prefeita.
Para ela, falta uma ação parlamentar mais efetiva junto ao governo para viabilizar a Etec. “Deveria haver mais interesse pela cidade do que pela política. Agora, eu estou discutindo com o deputado Marcos Neves, que é jovem e, aparentemente, está interessado em ajudar a minha cidade de forma verdadeira”, completou Ruth.
Sobre a contrapartida da prefeitura, a petista adiantou que existe um prédio na cidade em condições de receber a instituição. “Temos um prédio em Itapevi que está prontinho para receber uma Etec e hoje é subutilizado pela rede estadual. Porém, não me esquivo de fazer um estudo para a doação de um terreno, porque isso é muito importante para a cidade”, declarou.
Apesar disso, ela admitiu a dificuldade de encontrar uma área na região central, com todas as condições exigidas pelo Estado. “Obviamente [os terrenos] não são do tamanho que o governo quer, porque, nas proximidades do centro de Itapevi, não há propriedades assim tão grandes. Porém, estou à disposição até para fazer permuta”.

Anatel pode provocar apagão de parabólicas, dizem redes de TV

Grandes redes de televisão afirmam que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode provocar um apagão de 22 milhões de antenas parabólicas residenciais espalhadas pelo país, informa reportagem de Elvira Lobato para a Folha.

A agência vai autorizar o uso das frequências de 3,4 a 3,6 gigahertz (GHz) para oferta de banda larga e de telefonia fixa e celular pela tecnologia de transmissão sem fio Wimax. As parabólicas usam a faixa de frequência contígua, de 3,62 GHz a 3,8 GHz.
A Globo e a Record testaram os equipamentos e constataram interferência na recepção dos canais de TV pelas antenas parabólicas e nas transmissões entre as chamadas cabeças de rede e suas afiliadas e retransmissoras.
Ontem, depois de duas rodadas de negociações com as empresas, a Anatel decidiu encomendar testes de campo antes de publicar o edital de venda das licenças.
Segundo o conselheiro da Anatel Jarbas Valente, se forem confirmadas as queixas das emissoras, o governo vai buscar uma solução técnica antes de iniciar a licitação, que deve ocorrer neste ano.

Fifa oficializa Itaquerão como sede da Copa do Mundo e dispensa o Morumbi

Se ficar pronto a tempo, Itaquerão será um dos estádios da Copa
O comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 da Fifa enviou nesta terça-feira ao Corinthians o acordo de estádio (Stadium Agreement) que ratifica a escolha do Itaquerão como uma das sedes do torneio internacional. A medida confirma uma decisão que já havia sido anunciada pela entidade que comanda o futebol no mundo, mas tem um valor maior do que apenas uma questão protocolar, já que a a demora no início das obras do estádio corintiano chegou a gerar dúvidas sobre sua viabilidade como sede da Copa.
Ao mesmo tempo, o comitê enviou ao São Paulo Futebol Clube o distrato oficial, retirando o estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) da lista das arenas que serão utilizadas na competição. Apesar de esta decisão também já ter sido anunciada, em julho de 2010, os dirigentes do tricolor paulista jamais deixaram de acreditar na possibilidade de sediar o evento. Nos bastidores, cartolas do São Paulo afirmam que vêm preparando o Morumbi para atender a todas as exigências da Fifa, para o caso do estádio corintiano não ficar pronto a tempo.
O acordo de estádio recebido pelo Corinthians não significa que a cidade de São Paulo receberá a partida de abertura da Copa. Esta decisão, que cabe à Fifa, deverá ser anunciada nos próximos dias ou talvez até horas. Na terça-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, deu sinais de que espera que isso aconteça em breve, quando sinalizou que a Fifa dará uma resposta sobre o assunto em um prazo muito curto de tempo.
“Vamos ver se próximas 24 horas não tem novidade. Talvez a abertura não seja em São Paulo, pois todo mundo fica secando o Corinthians. A Fifa aprovou as garantias que nós demos. Vamos esperar a resposta nos próximos dias”, falou o presidente, em um tom irônico.
O Corinthians cumpriu o prazo estabelecido pela Fifa e entregou na última segunda-feira as garantias que conseguiu para viabilizar que seu estádio em Itaquera seja oficializado como o que fará o duelo inaugural da competição.

Avião de pequeno porte cai e pega fogo na beira-mar do Recife

Um avião de pequeno porte da empresa NoAr Linhas Aéreas caiu por volta das 7h desta quarta-feira (13) e pegou fogo em um terreno na Avenida Boa Viagem, no Recife, no limite com Jaboatão dos Guararapes. Dezesseis pessoas - dois tripulantes e 14 passageiros - estavam na aeronave e todas morreram.

A aeronave é um bimotor L-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, e saiu do Aeroporto do Recife às 6h51 o voo 4896 com destino à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com previsão de escala na capital potiguar, Natal.
Segundo informações de testemunhas que passavam pelo local, o avião estava muito baixo, já tombando, chegou a desviar de um prédio e deu voltas sobre o terrreno baldio, onde caiu de bico e explodiu. Descampado, o terreno recebe esporadicamente circos. A aeronave está totalmente destruída e as vítimas morreram carbonizadas.
http://www2.uol.com.br/JC/queda_aviao_piedade_aG4.jpg

As 16 pessoas a bordo morreram carbonizadas
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)