sábado, 18 de fevereiro de 2017

MATÉRIA ESPECIAL: Paradas, obras da ferrovia Transnordestina são retrato do descaso

Em Salgueiro, obras da Transnordestina e os canais da transposição do Rio São Francisco se encontram (Foto: Eduardo Ricken/TV Globo)
Em Salgueiro, obras da Transnordestina e os canais da transposição do Rio São Francisco se encontram (Foto: Eduardo Ricken/TV Globo)
O descaso se encontra no município de Salgueiro, no sertão de Pernambuco. É ali, não muito longe do centro da cidade, que duas obras bilionárias, anunciadas como promessas de um desenvolvimento que ainda não veio, se entrelaçam. Os trilhos da ferrovia Transnordestina passam por sobre o canal da transposição do Rio São Francisco. Uma obra para integrar e fortalecer a economia do Nordeste. A outra, para vencer a seca. As duas orçadas em mais de R$ 20 bilhões. Ambas paradas.

o caso da Transnordestina, o problema é mais grave. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o contrato atual da obra previa que a ferrovia deveria ter sido concluída no fim de janeiro. Em uma década, no entanto, apenas 600 quilômetros de trilhos foram colocados de 1.753 da extensão total.

No restante do trajeto, que atravessa 35 municípios em Pernambuco, 28 no Ceará e 18 no Piauí, não há nenhum sinal de trabalho em andamento. Foi o que atestou a reportagem do G1, após um giro de mais de 3 mil quilômetros pelos três estados que durou 10 dias.

O ponto de partida é a cidade de Salgueiro, cuja posição estratégica, equidistante de várias capitais do Nordeste, a transformou em epicentro da Transnordestina. É por isso que o município abriga o canteiro industrial da obra. O terreno de 46 hectares tem fábrica de dormentes, pedreira, central de britagem, estaleiro de solda e oficina de manutenção. Tudo parado. Um cenário que persiste pelo menos desde abril do último ano.

Uma imagem aérea do canteiro industrial dá a dimensão do abandono e revela o trecho exato em que Transnordestina e transposição se cruzam. De um lado, correm os trilhos com cinco locomotivas estacionadas. Um espantalho faz as vezes de segurança no posto avançado de vigilância.


Boneco faz o papel de vigia do canteiro de obras da Transnordestina, em Salgueiro, no Sertão de Pernmbuco (Foto: Wagner Sarmento/TV Globo)
Em paralelo, corre o canal que promete levar água do Rio São Francisco a 390 municípios castigados pela seca nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. No ponto de interseção, o canal ainda não foi concretado. O prazo original para a transposição entrar em funcionamento era 2010. O Ministério da Integração Nacional assegura que a obra será concluída este ano.

A Transnordestina, entretanto, tem futuro incerto. No canteiro industrial da obra, o barulho de obra foi substituído por um silêncio que incomoda. Lançada em 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e propalada como a maior do mundo, a fábrica de dormentes – peças de concreto onde são acomodados os trilhos – funciona no local e chegou a produzir 4.800 unidades por dia, com 600 trabalhadores. Hoje, luz apagada, não há ninguém trabalhando.

Pilhas de dormentes, com 366 mil peças fabricadas, o suficiente para 220 quilômetros de trajeto, aguardam a retomada da obra. A gerência de produção industrial garante que os dormentes, mesmo sem uso, não correm risco de degradação, assim como as centenas de trilhos que repousam no parque administrativo. “Eles não estragam. São feitos para durar”, afiança um funcionário sem autorização para conceder entrevista.

 No almoxarifado, um retrato contundente de uma obra paralisada: móveis, eletrodomésticos e objetos que ficavam nas casas e apartamentos dos funcionários e que, agora, lotam o galpão silencioso. Ao lado, cinco ambulâncias empoeiradas – uma sem pneu, outra sem farol.



Rastro de abandono

De Salgueiro, a ferrovia segue para o porto seco de Eliseu Martins (PI) e para os portos de Pecém (CE) e Suape (PE). Ao longo do percurso, os rastros do esquecimento são visíveis. Mais de 200 vagões foram deixados em cinco pontos diferentes – alguns com britas e dormentes, outros vazios.

Há centenas de trilhos largados nos trechos em que a obra foi interrompida, mato alto, estruturas de concreto rachando, passagens desgastadas pela erosão e máquinas que ficaram pelo caminho e se tornaram um monumento ao descaso com o dinheiro público num empreendimento que custava, inicialmente, R$ 4,5 bilhões e até agora já consumiu R$ 6,3 bilhões. O orçamento atual do projeto é de R$ 11,2 bilhões – o suficiente para construir 28 mil postos de saúde ou 12 mil escolas.

A construção da Transnordestina começou em 2006 e, a princípio, deveria ficar pronta em 2010. No auge, chegou a empregar 11 mil pessoas. Hoje, são 829 trabalhadores, segundo a empresa que tem a concessão da malha até 2057. A maioria, contudo, está de férias forçadas por causa de uma suspensão da obra. Os oito canteiros que existiam foram reduzidos a dois. Nenhum operário foi visto fazendo qualquer serviço na ferrovia.

De acordo com mapa da obra enviado pela Transnordestina Logística, a ferrovia está pronta nos trechos entre Missão Velha (CE), Paulistana (PI) e Custódia (PE). Mas, mesmo onde a construção foi finalizada, os efeitos da paralisação podem ser sentidos. Num raio de 15 quilômetros do canteiro industrial de Salgueiro, vagões enferrujados pelo caminho chamam a atenção de quem passa. A Transnordestina diz que as carruagens passam por manutenção e são constantemente deslocadas para evitar danos.

Não é o que afirma o desempregado Luciano Bernardino, 36 anos. O terraço da casa dele é uma varanda para o esquecimento. São 20 vagões nos trilhos que passaram por cima do terreno da família. “Esses vagões estão abandonados aí faz uns seis meses. Ninguém aparece para tirar eles daí não”, assevera.

Luciano simboliza os sentimentos antagônicos que marcam a relação de Salgueiro com a ferrovia. A expectativa alimentada no início da obra foi atropelada pela frustração. Ele e mais três irmãos chegaram a trabalhar na obra, mas acabaram demitidos. Enxergam o futuro com ceticismo. “Eu era motorista de caminhão. No começo, eram só flores. Depois, vieram as consequências. Cheguei a trabalhar para três empresas. De repente, mandaram todo mundo embora e falaram que, se a gente quisesse nossos direitos, só na Justiça. Derramamos muito suor nessa obra”, lamenta.

Nenhum dos quatro irmãos conseguiu outro emprego. O auxiliar de produção Antônio Bernardino, 37, trabalhou por quase oito anos na construção da ferrovia. Ainda tem R$ 74 mil a receber. “Agora está ruim porque todo mundo ficou desempregado e as coisas começaram a apertar. Estamos vivendo da roça. O que a gente mais queria é que a obra voltasse”, diz ele, desempregado há oito meses. Em Salgueiro, é fácil ver pontos de comércio e serviço fechados, com placas de aluguel ou venda.

Na altura da cidade de Terra Nova, no sertão pernambucano, a paisagem rural é cortada por trilhos com cerca de 150 vagões abandonados, cheios de pedras. Junto a eles, três carcaças: uma de gado morto pela seca e dois caminhões fora de estrada depenados, sem condições de uso, com seus pneus gigantes retirados suas estruturas se deteriorando.

Por todo o percurso, os sinais de desgaste se anunciam. Por falta de manutenção, a erosão corrói estruturas, a ponto de algumas terem rachado ou se partido. Foi o que ocorreu num trecho da ferrovia em Araripina, sertão de Pernambuco, num viaduto que passa por cima dos trilhos.

A mais de 400 quilômetros dali, em Itaueira, sudoeste do Piauí, onde ainda não há ferrovia construída, somente terraplenagem, uma ponte sobre a rodovia PI-140 começou a ser erguida, mas o serviço ficou inacabado. Quem passa pelo local se depara com vergalhões enferrujando, pedras amontoadas, placas de concreto e uma estrutura de ferro deixada numa estrada de barro.

O destino da ferrovia no Piauí é o porto seco de Eliseu Martins, onde o acesso se dá por uma estrada de barro em condições precárias e a obra da Transnordestina se resume a uma clareira gigante aberta no meio do cerrado, sem trilhos, corroída pela erosão, com equipamentos deixados a céu aberto e nenhum rastro de construção.

G1

FGTS: Mais de 356 mil pessoas foram às agências da Caixa neste sábado

Mais de 356 mil brasileiros foram às agências da Caixa Econômica Federal neste sábado tirar dúvidas sobre suas contas inativas do FGTS e atualizar as informações cadastrais. De acordo com o banco, as agências do banco abriram das 9h às 15h.

Desde a divulgação do calendário de pagamento, 1,4 milhão trabalhadores interessados em obter informações sobre o FGTS foram atendidos. No primeiro sábado do esquema especial da Caixa, as agências do banco visitadas pelo GLOBO funcionam normalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Desde o dia 15, todas agências em território nacional passaram a abrir duas horas antes. O banco também um criou um site (www.caixa.gov.br/contasinativas) e uma linha telefonônica (0800 726 2017) exclusivos para tratar das contas inativas do FGTS.

O vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê, afirmou neste sábado que os canais de atendimento do banco voltados exclusivamente para esclarecer dúvidas sobre o saque do saldo de contas inativas do FGTS estão totalmente normalizados. Desde o dia 15, a instituição financeira disponibilizou um site, aplicativo para celular e uma linha telefônica para atender o público sobre o assunto.

Ao longo dos três dias de atendimento especial, clientes relataram problemas para consulta do saldo nas contas tanto pela internet quanto pelo telesserviço. O banco reconheceu o problema e orientou os trabalhadores a buscar informação pelo site. Deziê afirma que a falha já foi resolvida.

— A linha 0800 está em pleno funcionamento. A Caixa, criando tudo isso antes, fez com que fosse lançado no estresse. O 0800 teve um problema e logo em seguida resolvemos. Está tudo normalizado, posso te assegurar. É normal, 60 milhões de pessoas ligando. O servidor que precisava de mais capacidade e colocamos mais força.

Pessoas com mais de 70 ano podem sacar a partir de março

Já na internet, muitas pessoas constataram que nem todas as contas inativas apareciam no portal ou que algumas contas inativas ainda se mostravam ativas. O vice-presidente do banco públicou esclareceu que o empregador é obrigado a fornecer todos os dados cadastrais do trabalhador, mas, muita vezes, as informações vêm incompletas, o que faz com que as contas não sejam exibidas no site.

— Nós recomendamos pegar a carteira de trabalho e fazer um batimento com o que está apresentado na internet ou no aplicativo. Se houver dúvida, ele pode se dirigir à empresa para verificar o que houve. Muitas vezes, a empresa pode corrigir. Caso contrário, muitos trabalhadores vêm aqui, verificam sua situação cadastral e percebemos que falta alguma complementação. Por isso, é importante trazer documentos básicos, como PIS, a carteira de trabalho e os outros documentos que comprovem relação trabalhista.

Pessoas com 70 anos de idade ou mais não precisam esperar o calendário para retirar o dinheiro das contas inativas do FGTS - que começa no dia 10 de março. A autorização nessa faixa etária vale também para as contas ativas e faz parte das regras para saque do FGTS, como aposentadoria, compra da casa própria, doença grave e demissão sem justa causa.

Segundo estimativas do governo, essas pessoas têm retido nas contas inativas um saldo total de cerca de R$ 1 bilhão. Apesar do saque ser autorizado para esse segmento da população, há falta de informação.


O Globo


Perdeu a carteira de motorista? Solicite on-line a segunda via

Já é possível pedir a segunda via da carteira de motorista sem sair de casa, basta ir no site ou no app do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e solicitar o documento.

O serviço facilita a vida do motorista que precisa da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seja por motivo de perda, furto, roubo ou mau estado de conservação.

O primeiro passo é fazer um cadastro no portal do Detran.SP para criar login e senha de acesso aos serviços on-line. Depois, para pedir pela própria página, basta clicar em “Serviços Online”>”2ª via da CNH”.

Para solicitar a nova via da habilitação por meio de dispositivos móveis, o cidadão deve baixar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play ou Apple. Uma vez baixado, o acesso é feito com o mesmo cadastro do portal, selecionando “Pedir 2ª via da CNH” no aplicativo.

Os custos para obter a 2ª via do documento são de R$ 41,37 da taxa de emissão e mais R$ 11 do envio pelos Correios. A partir da emissão, o documento é entregue em até sete dias úteis no endereço em que Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está cadastrada. Por isso, é imprescindível que o endereço esteja atualizado.

Além disso, a CNH deve estar dentro da validade e o condutor não pode estar com o direito de dirigir suspenso ou cassado. É importante esclarecer que nenhum documento, nem mesmo boletim de ocorrência, protocolo do pedido da nova via ou CNH autenticada, substitui a habilitação original. Por isso, o motorista que, eventualmente, ficar sem o documento, terá de aguardar a 2ª via para voltar a dirigir.

O porte da CNH original é obrigatório. O condutor que infringir essa norma pode ser multado em R$ 88,38 e receber três pontos no prontuário, pois é considerada uma infração leve, conforme prevê o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como será a vacinação contra a febre amarela em São Roque e quem pode tomar

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De acordo com o departamento de Saúde de São Roque, a vacinação contra a febre amarela no município neste sábado, 18, e domingo, 19, será somente para moradores do bairro Caetê, Carmo e quem circula com frequência naquela região.

O objetivo é imunizar as pessoas daquela área onde um macaco foi encontrado morto por febre amarela.

De acordo com o setor, não há registro de pessoas infectadas nesses bairros e em nenhum outro ponto da cidade, por isso, antes que aconteça alguma possível infecção, os populares da região onde o macaco morreu, precisam receber primeiramente a vacina para ficarem imunizados.

Por não haver necessidade, outros postos de saúde da cidade não abrirão e não farão campanha de vacinação neste fim de semana. A vacinação ficará concentrada no Carmo e no Caetê.

Depois, ainda dependendo de uma programação, outros bairros da zona rural do município começarão a receber a vacinação e gradativamente se estenderá, após um levantamento da imunização, para demais bairros, segundo o departamento de Saúde.

De acordo com a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, que esteve na cidade, até o momento, São Roque não faz parte da relação dos municípios com recomendação da vacina definida pelo Ministério da Saúde por não haver registro de pessoas infectadas.

Assim, nesse momento, a vacinação é para a proteção da população que está na área rural onde o macaco morto foi encontrado, justamente para evitar a infecção em um humano.

A vacina contra a febre amarela é indicada apenas aos moradores de regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas.

Como ocorrerá a vacinação neste sábado e no domingo no Carmo e Caetê

Neste sábado, 18, e domingo 19, das 08h00 às 17h00, equipes do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba e da Vigilância Epidemiológica de São Roque estarão nos bairros Carmo e Caetê vacinando os moradores e pessoas que circulam com frequência naquela região.

Ao todo haverá 10 mil vacinas. O departamento de Saúde não informou se essa quantidade é suficiente. Se não for, o setor deve pedir mais vacinas para aquela região.

Neste sábado e domingo, serão montados 10 pontos móveis entre os bairros Caetê e Carmo.

Durante todo o dia haverá a mobilização nestes bairros para a vacinação.

Profissionais estaduais e municipais estão atuando num raio de 30 quilômetros a partir do local onde o macaco morto pela febre amarela foi encontrado. Eles estão em diversas frentes de vigilância, como busca de vetores e pesquisa em mata.

Quem não pode tomar a vacina

A imunização não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Ao longo da vida para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem o comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa-etária ou decorrente de comorbidades.

Apesar da alta eficácia do imunobiológico, o Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica individual de risco-benefício, não devendo ser realizada em caso de imunodepressão grave.

Indivíduos com histórico de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina), assim como pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica), também devem buscar orientação de um profissional de saúde.

Essa nova recomendação do Ministério da Saúde orienta quem está amamentando a adiar a vacinação contra a febre amarela até o bebê completar seis meses. De acordo com o Ministério, há risco de os bebês serem contaminados pelo vírus atenuado da doença, usado na fabricação do imunizante (vacina). O vírus atenuado da vacina está presente no leite materno da nutriz (lactante) que foi vacinada.

SãoroqueNoticias

Eduardo Kobra fará o maior mural grafitado do mundo em Itapevi

Enquanto em São Paulo o prefeito João Dória declarou guerra aos grafites e está removendo-os das vias da cidade, o município de Itapevi se prepara para receber o maior murado do mundo, assinado por um dos mais reconhecidos artistas desse segmento: Eduardo Kobra.
Eduardo Kobra (reprodução)
             Eduardo Kobra (reprodução)

Com 151 metros de comprimento e 29 metros de altura, a “tela” para esta obra é um paredão às margens da Rodovia Castelo Branco (km 35), no município de Itapevi, na Grande São Paulo. “Vai dar para todo mundo ver da estrada”, comenta ele.

Esse novo mural vai superar o recorde mundial anterior – que, a propósito é do próprio Kobra. Em 2016, no centro do Rio, ele pintou a obra Etnias, às vésperas da Olimpíada.

O Guinness World Records deu a chancela de maior do mundo ao paredão de 170 metros de comprimento e 15 metros de altura.

“Confesso que estou assustado com as dimensões”, diz o artista. “A proporção é inacreditável. Vai ser incrível fazer essa obra.”

O paredão é de um prédio que será centro de distribuição e sede administrativa da marca de chocolates Cacau Show. Foi a empresa que o convidou para o trabalho.

“Temos um plano de transformar uma parte deste prédio em museu para visitação, mas ainda não há previsão de abertura ao público”, adianta Monica Ogawa, diretora de Comunicação da empresa.

Pelas estimativas de Kobra, o trabalho deve durar dois meses. “Tudo vai poder ser acompanhado por quem passar pela rodovia”, comenta. Os preparativos já estão em andamento.

“É preciso uma logística especial, andaimes adequados para que consigamos pintar em um espaço tão grande”, exemplifica. Nos próximos dias, o artista deve viajar para a Amazônia em busca de inspiração. Isso porque Kobra pretende pintar no paredão cenas do processo de produção do cacau – do plantio à colheita.

Prefeitura de Itapevi e Sebrae promovem palestra sobre Microempreendedor Individual (MEI)



A parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) permitiu a mais de 40 empreendedores da cidade obter informações sobre “Como se tornar um MEI – Microempreendedor Individual”. Com duração de 2 horas, a palestra realizada na noite da última quarta-feira (15) teve como objetivo preparar essas pessoas para enfrentar os desafios do mercado e ensinar estratégias seguras e rentáveis de negócios empresariais. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Emprego, no Centro de Itapevi.

A palestra abordou questões relacionadas ao dia a dia de um empreendimento, como tributação, contabilidade, regularização do empreendimento, obrigações comuns e fiscais, mão-de-obra, contratação de empregados, saída do regime e dicas de gestão.

A próxima atividade será a oficina "Sei Vender”, e acontece na próxima quinta-feira (23), das 18h às 22h. A proposta será mostrar o marketing voltado à área de vendas e a valorização do produto e do serviço, ensinando o empresário a colocar o tema em prática. O palestrante será Washington Luiz de Souza Malta, especialista em estratégia empresarial.

Para participar das palestras é necessário realizar a inscrição pessoalmente no Posto do Sebrae Aqui Itapevi (Avenida Presidente Vargas, 376, Centro).

“Uma vez participante de uma de nossas palestras, as próximas agendas serão enviadas por e-mail com um link onde o interessado poderá realizar um pré-cadastro e, por consequência, já será inscrito para a palestra ou oficina desejada”, explica Viviane Ez Zughayar a gestora do Sebrae local.

O Sebrae está desde dezembro de 2016 em Itapevi e de lá para cá, promoveu duas palestras e duas oficinas, além da Missão Feira do Empreendedor e atendimentos na unidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8888 (ramais 211 e 215) ou através do e-mail sebraeaquiitapevi3@gmail.com.

PMI

Com fim do horário de verão trens circulam uma hora a mais

Fim do horário de  verão
Divulgação
Termina neste sábado, dia 18, à meia noite, o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora. Iniciado em 16 de outubro, o esquema proporcionou este ano, segundo a AES Eletropaulo, uma economia de 80,8 GWh de energia na Grande São Paulo, volume suficiente para fornecer energia durante um mês aos municípios de São Caetano do Sul e Vargem Grande Paulista, por exemplo, que têm cerca de 159 mil e 50 mil habitantes, respectivamente.

O fim do horário de verão também altera o transporte público. Neste sábado, os trens da CPTM vão circular por uma hora a mais. Os passageiros poderão embarcar até a 1h de domingo (19) do novo horário (2h do horário antigo).

Além disso, no domingo, todas as estações da CPTM reabrem para o público no horário habitual, às 4h.

webdiario

Cavalgada dos romeiros celebra 58 anos de Itapevi

Foto: Arnaldo Jorge
Realizada há 10 anos em Itapevi, a Cavalgada da Emancipação será promovida pela Associação dos Romeiros do município. O itinerário se inicia na Secretaria de Saúde (Avenida Presidente Vargas, 405, na Vila Nova Itapevi), segue pela região central e Cohab e vai até o Rancho do Gibão (Estrada do Cassimiro, 1740, no bairro Quatro Encruzilhadas). A atividade, que é gratuita, integra as comemorações do aniversário da cidade e acontecerá a partir das 10 hs do dia 19/02.

Segundo os organizadores, a estimativa é de que participem neste ano, em média, 150 cavaleiros. E mais 150 pessoas no apoio. Não há restrições para quem deseja participar, mas é necessário providenciar um cavalo por conta própria. É solicitado que não haja bebida alcoólica e que os participantes respeitem e obedeçam as leis de trânsito. Para os cavaleiros, o evento contará com a tradicional costela fogo de chão e o porco no rolete. O público participante deverá pagar uma taxa pelo almoço, que será definida no dia do evento e de acordo com o número de participantes.

A Cavalgada faz parte do calendário oficial de comemorações da cidade em lei nº 2021 instituída em 2010, aprovada pela Câmara Municipal. A ação contará com o apoio da Guarda Civil Municipal de Itapevi. A tradição da Cavalgada foi mantida pela Associação dos Romeiros de Itapevi e por comunidades católicas da região.

Mais informações sobre a Cavalgada podem ser obtidas na Fanpage da Romaria de Itapevi pelo link: https://goo.gl/beMxsK.

PMI

Carro de Osasco soma R$25 milhões em multas

Veículo ano 1997 pertence a uma empresa
Veículo ano 1997 pertence a uma empresa (Foto: divulgação)

R$25 milhões. Esse é o total em débitos – entre multas não pagas e impostos atrasados – de um veículo Fiat Ducato registrado em Osasco e que foi apreendido, no final da tarde desta sexta-feira, por policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito da Capital (CPTran).

O carro – ano 1997 e modelo 1998 – pertence a uma empresa. No total, tem R$ 24.738.093,41 só em infrações de trânsito. São 1.965 multas municipais, a maioria delas referentes a desrespeito ao rodízio e por deixar de transitar à direita, como determina a legislação para veículos de carga. O veículo é o campeão de débitos entre os apreendidos pelo Detran-SP no último ano.

A apreensão ocorreu durante fiscalização na avenida General Edgar Facó, na zona norte de São Paulo. Segundo Detran, boa parte das multas ocorre porque a pessoa jurídica proprietária do veículo não indicou o condutor que cometeu as infrações. Nesse caso, a legislação federal de trânsito prevê que cada multa tenha o valor multiplicado pelo número de vezes que aquela mesma infração se repetiu nos últimos 12 meses. Ou seja, se o veículo foi multado por avançar o sinal vermelho dez vezes no último ano, será aplicada uma multa por não indicação de condutor no valor de R$ 2.934,70 — o valor original de R$ 293,47 multiplicado por dez.

Com a apreensão, o Fiat Ducato, que tem valor de mercado de R$20 mil, deve ser relacionado para leilão. O valor arrecadado será descontado do total de débitos, ficando o restante da dívida em nome do proprietário.

wediario

Agenda de comemorações do 58º Aniversário de Itapevi para 19/02

As atividades de aniversário dos 58 anos de Itapevi continuam. Acompanhem a agenda de amanhã.

Encontro Cultural Literário reúne estudantes em Itapevi

Crianças assistem apresentação de “Teatro de Sombras”

Contação de histórias, teatro, sarau e livros autografados foram as atividades da programação do “1º Encontro Cultural Literário”, promovido nesta sexta-feira (17) pela Prefeitura na Biblioteca Monteiro Lobato (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro). O objetivo foi focar em uma diversidade cultural que atendesse o público na busca por entretenimento.

Pela manhã, quem esteve na Biblioteca pôde acompanhar a exposição de fotos antigas da cidade e restauradas pelo fotógrafo Nilton Ramos. O escritor Ayrton Corrêa, de Itapevi, também apresentou ao público seu livro “Puxando pela memória”, que narra histórias da cidade apresentadas por antigos moradores do município.

No período da tarde, cerca de 50 crianças de duas turmas da CEMEB Dona Floriza Nunes de Camargo, no Jardim Rainha, tiveram atividades lúdicas e assistiram à contação de histórias com o Rodrigo Libânio em o “Teatro das Sombras”. Com performances e brincadeiras que estimulavam os sentidos sensoriais, o artista teceu, por meio da expressão corporal e da musicialidade, narrativas bem-humoradas para entreter e animar as crianças e o público.

Para as professoras, Ana Lúcia Albuquerque e Elisabete da Silva Diniz, das turmas do 3º ano F e D, a iniciativa por si só é importante porque permite apresentar o lado de fora da escola e explorar o aspecto didático extraclasse. “Nossos alunos ficaram entusiasmados com a apresentação. Muita energia, criatividade e inovação possibilitam que eles sonhem e desenvolvam seu potencial”, disse Ana Lúcia. “Vê-los empolgados com diferentes formas de narrativa é importante porque ao retornarmos para as salas de aula veremos quais foram as impressões e o que eles conseguiram extrair de informação e aprendizado”, afirma Elisabete.

O artista, Rodrigo Libânio, explicou que é muito gratificante que a iniciativa pública apoie a contação de histórias. “O universo da imaginação e do aprendizado torna-se muito mais construtivo e inovador a partir de múltiplas experiências, sejam elas musicais, corporais ou visuais. Prôpus um pouco de tudo para que as crianças embarcassem na fantasia e se divertissem”, resumiu.

Quem esteve na Biblioteca acompanhou também a tarde de autógrafos de Talita Barbosa Vieira, moradora de Itapevi que escreveu um livro aos 9 anos, publicou aos 19, e hoje é formada em pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O livro de poesias dela trata de mensagens de fé com o sentido de transformação de vida. O 1º Encontro também contou com apresentação de Sarau de alunos do 6º ano da E.E. Raul Briquet, no Centro, e do Teatro de Fantoches apresentado por Josafá Cruz.
PMI

Prefeitura de Itapevi assina convênio com Sistema SESI de Ensino

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Neste sábado (18), a Prefeitura e o Sistema SESI Educação assinaram um convênio que vai permitir que todos os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino fundamental passem a contar com material didático fornecido pelo SESI (Serviço Social da Indústria).

A assinatura aconteceu na Câmara Municipal de Itapevi e integrou as comemorações do aniversário de 58 anos da cidade. No Estado de São Paulo, diversas cidades já firmaram a parceria e Itapevi é a primeira da Região Oeste da Grande São Paulo. Além de oferecer o material, a entidade também capacitará os professores, segundo o responsável pelo Sistema SESI de Ensino, Roberto Carvalho.

Segundo o Prefeito Igor Soares publicou na sua pagina no Facebook, "Festas e shows, como do Matheus & Kauan, são importantes, mas, muito mais que isso, é possibilitar investimentos na educação das nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade, do Estado e do país".