Os números comprovam os investimentos que a Prefeitura vem destinando à Guarda Municipal. Em um comparativo entre 1997 e 2004, anos que antecederam o primeiro mandato da prefeita Dra. Ruth Banholzer e os quase sete anos em que ela administra Itapevi demonstram uma mudança de tratamento com relação à Guarda que agora, devidamente valorizada, pode oferecer um serviço de muito mais qualidade à população.
Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança revelam que, em 2004, a corporação era composta por 140 integrantes e contava apenas com oito viaturas para efetuar rondas na cidade inteira. Ao assumir seu primeiro mandato, porém, Dra. Ruth iniciou um amplo trabalho de valorização da Guarda, aumentando o efetivo, investindo em armamento, viaturas e cursos de capacitação, além de conceder à corporação um adicional de periculosidade de 40% sobre o salário base.
“Quando assumimos a Prefeitura eu e o vice-prefeito Jaci Tadeu nos deparamos com uma Guarda desarmada, desvalorizada e sem condições mínimas de garantir a segurança da população de Itapevi. Em quase sete anos de governo, no entanto, essa realidade vem se transformando e nossa corporação é hoje uma referência para as outras cidades do Estado”, comenta a prefeita.
Em 2009, mais um grande investimento foi conquistado: a instalação da Central de Videomonitoramento, com 22 profissionais e 25 câmeras estrategicamente situadas na área central da cidade. A partir do monitoramento por câmeras 24 horas por dia, os principais índices de criminalidade foram substancialmente reduzidos em Itapevi. Outros investimentos que podem ser citados nesses quase sete anos de governo Dra. Ruth – Jaci Tadeu são a aquisição de 180 armamentos e 252 coletes balísticos; a implantação de duas bases comunitárias, na Vila Dr. Cardoso e em Amador Bueno; criação da Guarda Ambiental com seis integrantes e duas viaturas; os inúmeros cursos de capacitação a todos os Guardas Municipais; assim como a instalação da Rede Integrada de Rádio-comunicação, responsável por agilizar o atendimento às ocorrências de diversas naturezas através do nº telefônico 199, que recebe, diariamente, mais de 500 ligações por dia.
Ainda está prevista, como parte dos investimentos, a construção de uma base comunitária na praça 18 de Fevereiro, no Centro, visando garantir ainda maior segurança à população, e um stand de tiros (praça de artilharia) na sede da base da G.M., para proporcionar treinamento mais qualificado e específico, tanto para alunos quanto para membros da Guarda de Itapevi.
“Para garantir a segurança de nossa população é necessário contarmos com uma Guarda preparada e que possua condições dignas de trabalho. Essa é uma bandeira que sempre defendemos e que sempre iremos defender. Temos demonstrado que é possível alcançarmos metas nunca antes imaginadas para Itapevi. Os resultados estão aí: uma cidade mais segura, como nossa população sempre mereceu”, comenta o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva.
Fonte: http://www.itapevi.sp.gov.br
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