Aqueles que contratam planos de saúde para evitar preocupações na hora da doença podem estar dando um tiro no próprio pé. É o que aponta o ranking do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) do serviços mais reclamados ao longo de 2012.
Desde 2001, quando o instituto listou pela primeira vez os serviços que mais deixaram os consumidores insatatisfeitos, 2011 foi o único ano que os planos de saúde deixaram a primeira posição entre os mais reclamados. Na ocasião, eletrodomésticos e eletroeletrônicos ficaram no topo do ranking, segundo Karina Alfano, gerente de relacionamento do Instituto.“Com redução de juros e corte do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], mais pessoas acabaram tendo acesso a esses produtos”, diz.
Confira quais os setores que mais dão dor de cabeça para os consumidores, segundo lista do Idec.
Planos de Saúde
Os planos de saúde foram responsáveis por 20% dos atendimentos realizados pelo Instituto. A maior parte dos problemas vem da negativa de cobertura de procedimentos, exames e consultas. “Os reajustes de preços e descredenciamento de prestadores de serviço também são fatores sensíveis”, explica a gerente de relacionamento do Idec.
Embora o Instituto não divulgue o nome das empresas reclamadas, Karina destaca que os participantes de planos de saúde coletivos de menor porte geram mais ocorrências.
Setor financeiro
Responsável por 16% dos atendimentos do Idec, o setor financeiro também tem dado dor de cabeça no consumidor. “As maiores queixas vem de cobranças indevidas, dificuldade na portabilidade de crédito e a inscrição em cadastros negativos”, afirma Karina, que acredita que a maior falha dos bancos está na escassez de informações sobre seus produtos. “Falta informação para o consumidor comum”, afirma.
Exame
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