segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

TV PAGA FECHA 2012 COM 16,2 MI DE USUÁRIOS, ALTA DE 27%

TV paga (Foto: Internet / Reprodução)

O número de assinaturas de TV paga no Brasil chegou a 16,2 milhões ao fim de 2012, um crescimento de 27% em relação a 2011, com aumento de 3,4 milhões de novos clientes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28/01) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A participação da modalidade via satélite continua liderando a TV paga no País e chegou a 60,8% dos clientes ao fim de 2012. Já o serviço via cabo representa 38,3% das assinaturas. Segundo estimativas da Anatel, a TV paga chegou a 27,2% dos domicílios brasileiros ao fim do ano passado. Em dezembro de 2011, a chamada densidade do serviço era de 21,19%.

A região Sudeste lidera o indicador, com 38,6% de atendimento. O Grupo NET/Embratel detinha mais da metade do mercado brasileiro ao fim de dezembro, com 8,5 milhões de clientes. Em segundo lugar, a SKY/Directv registrava 5 milhões de usuários, seguida por Oi (748,7 mil), Telefônica (594,9 mil) e GVT (425,6 mil).

Após as empresas de telefonia celular, as operadoras de TV por assinatura entraram na mira da Anatel no ano passado. GVT, Embratel (Claro TV), Net, Sky, Oi, Telefonica (Vivo TV) e Grupo Algar foram as empresas enquadradas. Elas tiveram que apresentar um plano de melhoria de serviços e terão de reduzir em pelo menos 35,21% a quantidade de reclamações feitas por seus usuários ate dezembro deste ano.