domingo, 19 de julho de 2015

SP: arrecadação com multas aumenta 61% em 5 anos

Limite de velocidade passa para 50 km/h na Marginal Tietê / Zanone Fraissat/FolhapressLimite de velocidade passa para 50 km/h na Marginal TietêZanone Fraissat/Folhapress
Enquanto os investimentos da administração municipal com educação dos motoristas despencaram 74% nos últimos cinco anos, a arrecadação da Prefeitura de São Paulo com multas de trânsito aumentou 61% no mesmo período, segundo a Rádio Band News FM, e, mais uma vez, os cofres públicos devem ficar cheios. Nesta segunda-feira (20), a velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, duas das principais vias expressas de São Paulo, será reduzida sem período de adaptação para motoristas.

Durante todo o ano passado, a cidade com a maior frota de carros do país aplicou apenas R$ 460 mil em atividades educativas ou campanhas preventivas: o valor é um quinto do total arrecadado com multas em apenas um dia de 2014.

Educação

Um funcionário de carreira da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que prefere não se identificar, disse à reportagem da Bandnews FM que convive há anos com a precariedade do CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito).

O centro, localizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, é o único espaço da prefeitura apto a ensinar crianças e jovens, além de realizar outras atividades educativas sobre a segurança no trânsito. “Não existe manutenção desse complexo há anos. A situação é tão precária que houve explosão do gerador, caiu o teto, quebrou cano e o local está sem energia. Além disto, o mato alto gera um risco, em pleno período da dengue, às crianças que vão ao local”, denuncia o funcionário.

Nos últimos anos, ainda na gestão do ex-prefeito e atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab, uma parte do CETET passou a abrigar departamentos de operação de trânsito, diminuindo as atividades voltadas à educação. Os problemas, segundo o agente da CET, é que “existe carência de técnicos e professores que possam tocar os projetos educacionais”.

Investimentos

De acordo com o fluxo de caixa da CET, foram aplicados R$ 36 mil em educação de trânsito entre janeiro e março deste ano. O valor é quase cinco vezes menor do que a média de recursos investidos nos três primeiros meses dos quatro anos anteriores, que ficava entorno de R$ 172 mil.

O mestre em Sociologia e especialista em educação e segurança no trânsito, Eduardo Biavati, ex-assessor técnico da CET entre 2005 e 2009, considera inviável esse volume de recursos para uma cidade das dimensões de São Paulo. “Se a gente considerar a demanda de jovens, estudantes e motoristas que poderiam receber essas informações de trânsito, é claro que este dinheiro é insuficiente. Não é que antes era adequado e agora está pouco. Sempre foi um recurso deixado em segundo plano, um resto do orçamento”.

Redução

A partir de segunda-feira, nas pistas locais das marginais Pinheiros e Tietê, o novo limite passa de 70 quilômetros por hora (km/h) para 50 km/h para qualquer tipo de veículo. A velocidade também cairá na pista expressa, onde a velocidade permitida passa de 90 km/h para 70 km/h. Na central, passa de 70 km/h para 60 km/h.

Fonte: BandNews

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